Qual é o diferencial do projeto "Desenha que melhora"?



O projeto “Desenha que melhora” é um curso básico de história em quadrinhos (HQs) que também se caracteriza em oficinas. O principal objetivo do projeto, descobrir e sempre incentivar novos talentos e estimular e sempre acreditar nos talentos que é nato do ser humano, seja adulto o criança, enfim, estimular a criatividade. Encontrar professor de história quadrinhos voltado para crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil, por isso,  um dos diferenciais desse meu projeto está em mim, e digo isso por três motivos.

Primeiro, por gostar do que faço e fazê-lo com entusiasmo e paixão, se alguém conversar comigo sobre o projeto, nem que seja por 5 minutos, vai logo perceber o brilho em meus olhos, verá o entusiasmo e a intensidade da minha paixão por esse projeto. Segundo, por eu ser uma pessoa dinâmica, comunicativa, extrovertida. Isso facilita a comunicação entre professor e aprendizes, deixa o ambiente de ensino mais interativo e consequentemente, mais produtivo. Posso dizer também que foram essas qualidades que me influenciaram e me levou a estudar e formar em Publicidade e Propaganda. Terceiro, a palavra chave do terceiro motivo é diversão, pois desenhar para mim é algo prazeroso, é poder romper paradigmas deixando a liberdade criativa criar asas e encontrar o seu lugar em meios aos traços de uma folha em branco de papel, além disso, trabalhar com crianças e adolescente é sempre uma diversão. Abaixo fotos de alguns desses momentos.  



Outro diferencial esta no projeto em si, pois o projeto “Desenha que melhora” é um trabalho lúdico que pode ser aplicado em diversas temáticas, o lúdico sempre foi uma fonte de interesse da criançada, e a linguagem dos quadrinhos é especial nesse caso, pois trabalha a memória visual juntamente com a leitura chamando a atenção e envolvendo os participantes e têm-se a possibilidade de desenvolver e abordar diversos assuntos de forma criativa. As aulas e as oficinas que ocorrem em salas de aulas, bibliotecas em associações, ou seja, onde for, geralmente tem curta duração, sendo assim, é uma aula que tira os participantes da rotina, é diferente, é divertido e sempre deixa aquele gostinho de "quero mais". Pois afinal, seja criança ou adolescente todos gostam de desenhar, não é verdade?  

Nessa jornada em que o projeto “Desenha que melhora” esteve presente, descobri que há, dois tipos de público: Aqueles que gostam de desenhar, ou seja, aqueles que sempre trazem de casa desenhos que já fizeram em algum momento da vida, que querem compartilhar os desenhos que fazem no caderno e que de alguma forma já estão familiarizado com esse universo. Para eles, o projeto dá um incentivo para que continuem a desenvolver o seu talento, ensinando novas técnicas e ajudando-os a se aperfeiçoarem. O outro público é os que não gostam de desenhar, aqueles que estão participando desinteressadamente, seja porque alguém lhe impôs, seja por obrigação ou por mera curiosidade. Muitas vezes, essas crianças e adolescentes se auto descobrem e reencontram o prazer de desenhar que estava adormecido, o que enche de alegria, pois o projeto tem essa funcionalidade, abrir novas portas e janelas, reacendendo os desejos e a motivação, do entusiasmos, da auto confiança, levando auto estima e desenvolvendo o potencial dessas crianças e adolescentes. É isso que me faz ter orgulho desse projeto, pois trata-se muito mais que  ensinar traços e desenhos, é poder fazer parte de um movimento de transformação.
Para finalizar, gostaria de reforçar, esse  projeto, como sempre digo, só acontece devido às boas parcerias, digo novamente que desenhar é algo que a maioria das crianças e adolescentes gostam de fazer. É uma atividade simples, lúdica, prazerosa, divertida que pode ser feita em qualquer hora e lugar, é só ter os materiais à mão, incentivo na dose certa e muita disposição, por isso intitulo o meu projeto “Desenha que melhora”, pois ao desenhar estamos melhorando à nós mesmo, bem como transformando o mundo ao nosso redor. 

Uma informação importante: O projeto "Desenha que melhora" emite nota fiscal, temos CNPJ. 

Clica na imagem e veja a retrospectiva do projeto  em 2014 e 2014. 




Outra coisa muito importante que se destaca como um diferencial do meu trabalho é o carinho que eu recebo dessa garotada, dentre várias registrei algumas, livro de quadrinhos assinado, cartinha com desenhos, homenagem na lousa até festinha surpresa já recebi durante essa jornada. Realmente isso é a confirmação de que sou feliz no que faço.   


E para obter mais informações sobre como poder levar esse projeto para sua escola ou cidade entre em contato.

Fico muito feliz, com essa forma de carinho que eu recebo "dos meu alunos" por onde o projeto passa, isso que me deixa feliz em fazer o que faço. 








Um projeto tão interessante como esse, não poderia ficar fora da mídia, veja Projeto "Desenha que melhora" na mídia!





Acompanhe também pelo Instagram

Comentar