O valente e carismático marinheiro Popeye aparecia ao público pela primeira vez em um dia como este, 17 de janeiro, do ano de 1929, nas tiras de quadrinhos "Thimble Theatre" ("Teatro em Miniatura"), de Elzie Crisler Segar, no "New York Journal". Quando fez sua aparição, Popeye não era o personagem principal, mas, em pouco tempo, ganhou a simpatia do público e também sua própria tirinha. Em 1933, ele foi adaptado para desenhos animados pelos irmãos Dave e Max Fleischer. Nas histórias, Popeye está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito, do seu eterno inimigo, Brutus. Quando come espinafre, Popeye fica muito mais forte e confiante, podendo vencer qualquer desafio. Originalmente, Popeye não comia espinafre em lata, o que foi uma criação de quando ele virou desenho animado. Contudo, a novidade, mais tarde, também foi introduzida nos quadrinhos. De qualquer maneira, o desenho serviu de incentivo para que as crianças comessem mais espinafre para "ficarem fortes como o Popeye".
Popeye era um personagem secundário.
Elzie Cisler Segar, criador do Popeye, nasceu no dia 8 de dezembro de 1894. Desde criança Segar tinha aptidão por desenhos e com 18 anos de idade já trabalhava no jornal Chicago Herald. Em 1916 ele teve sua primeira série de quadrinhos publicada no jornal. Denominado, “Charlie Chaplin’s Comedy Capers”, as tirinhas ficaram famosas. Após o sucesso dos quadrinhos, Segar se mudou para Nova Iorque para trabalhar pela King Features Syndicate onde passou a desenhar as tirinhas do “Ham Gravy” para o jornal New York Journal.
“Ham Gravy” foi publicada por mais de dez anos e já contava com a ilustre presença de Olivia Palito e Castor Palito. No início de 1929, surgiu pela primeira vez um personagem secundário chamado Popeye, que aos poucos começou a roubar a cena e acabou se transformando na estrela principal das tiras.
Mas, infelizmente, Segar não conseguiu aproveitar muito o seu sucesso. Ele morreu vítima de leucemia, no dia 13 de outubro de 1938, com apenas 43 anos de idade. Após a sua morte, os quadrinhos continuaram sendo feitos pelo seu assistente Bud Sagendorf.
______________________________
______________________________
Sabe qual é o diferencial do projeto "Desenha que melhora", clica e veja.