Olá pessoal, venho aqui compartilhar com vocês um dos trabalhos que estou realizando com os meus alunos do Instituto Politriz, a ideia é que eles desenhem as oficinas que eles mais gostam e os momentos mais bacana que acontecem lá no instituto, durante a semana essa garotada tem diversas oficinas entre elas aula de dança, aula de percussão, aula de tecido, capoeira e dentre outras, claro a aula de desenho... os desenhos feito por eles terão uma finidade que compartilharei em breve...
Tudo na vida quando se tem dedicação, flui melhor... isso serve para todos adultos e crianças, mas falando das minhas aula, se tratando do desenho, sei que cada pessoa tem seu limite e seu tempo, enquanto uns já nascem desenhando outros desenvolve esse dom com tempo.
Sabendo do limite dos meus alunos, gastei 3 aulas para fazermos essas ilustração em uma folha tamanho A4, desenhando, passando a limpo, colorindo e finalizando com a canetinha preta, muitos finalizaram na terceira aula.
Mas o que eu gostaria de dar destaque é nessa ilustração abaixo, feito pelo meu aluno Kassiano de 12 anos... que desenho o momento do hino nacional ele fez todo esse processo em um unica aula, desenhou, passou a limpo, coloriu e finalizou, isso tudo é de-di-ca-ção. Enquanto a aula estava eufórica na aula de desenho e se concentrou na ilustração e mandou ver...
Mas o que eu gostaria de dar destaque é nessa ilustração abaixo, feito pelo meu aluno Kassiano de 12 anos... que desenho o momento do hino nacional ele fez todo esse processo em um unica aula, desenhou, passou a limpo, coloriu e finalizou, isso tudo é de-di-ca-ção. Enquanto a aula estava eufórica na aula de desenho e se concentrou na ilustração e mandou ver...
Desenhar é uma questão de prática, dedicação e aprendizado. Como sempre digo aos meus alunos: “quanto mais desenha, melhor fica” outra frase que eles já sabem de cor, pois sempre digo na sala: “Não existe desenho feio, o que existe são traços diferentes”, claro que quanto mais você desenha mas legal o seu traço fica é ai que volto a dizer, desenhar é uma questão de prática, dedicação e aprendizado.
Compartilho com vocês algumas outras ilustrações feita pelos meus alunos...
Olha ai professor sendo desenhando pelos alunos...
Como já disse... nessa jornada em que o projeto “Desenha que melhora” esteve presente, descobri que há, dois tipos de público: Aqueles que gostam de desenhar, ou seja, aqueles que sempre trazem de casa desenhos que já fizeram em algum momento da vida, que querem compartilhar os desenhos que fazem no caderno e que de alguma forma já estão familiarizado com esse universo. Para eles, o projeto dá um incentivo para que continuem a desenvolver o seu talento, ensinando novas técnicas e ajudando-os a se aperfeiçoarem. O outro público é os que não gostam de desenhar, aqueles que estão participando desinteressadamente, seja porque alguém lhe impôs, seja por obrigação ou por mera curiosidade. Muitas vezes, essas crianças e adolescentes se auto descobrem e reencontram o prazer de desenhar que estava adormecido, o que enche de alegria, pois o projeto tem essa funcionalidade, abrir novas portas e janelas, reacendendo os desejos e a motivação, do entusiasmos, da auto confiança, levando auto estima e desenvolvendo o potencial dessas crianças e adolescentes. É isso que me faz ter orgulho desse projeto, pois trata-se muito mais que ensinar traços e desenhos, é poder fazer parte de um movimento de transformação.
Antes de despedir, para aqueles que ainda não me conhece, te convido a visita o site do estúdio Hugo Criativo, sou Hugo Oliveira, além de ilustrador, sou arte-educador, tenho um projeto pessoal que se chama “Desenha que melhora” que consiste em um curso básico de história em quadrinhos (HQs) ministrado em formato de oficinas, realizo esse trabalho há alguns anos, visitando escolas, associações e instituições, um belo trabalho que é resultado de parcerias, geralmente voltado para crianças e adolescentes. Veja o diferencial desse projeto... clica aqui. Gostaria que dessa uma olhada na retrospectiva de 2013, e na na retrospectiva de 2014 O que achou do projeto? Saiba mais de como levar esse projeto para sua escola ou cidade.
Participe da nossa página no facebook.
Acompanhe pelo instragram.
Acompanhe pelo instragram.