Somos todos pessoas criativas, mas muitos de nós perdemos contato com essa parte de nós mesmos à medida que envelhecemos, pensando que não tem tempo para "brincar", mas os jogos e as brincadeiras é que mantém nosso cérebro antenado!
Aconteceu, 22 de novembro, um dia de capacitação com os professores do ministério infantil, uma manhã de muito aproveito onde falamos sobre criatividade...
“você sabe quais são as etapas da criatividade?”
“você sabe quais são as etapas da criatividade?”
De forma bem resumida, reforçando o que eu falei...
As 4 etapas da criatividade:
1 - Preparação: Buscar informações, a respeito do assunto
2 - Incubação: Associação e analise da informações levantadas.
3 - Iluminação: Quando a ideia "criativa" chega ao seu consciente.
4 - Verificação: Testar a ideia elaborada.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de as crianças, desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.
Pessoas que se divertem são mais produtivas e criativas e, alem do mais, sentem uma maior satisfação em tudo que faz.
Aprendemos e colocamos em pratica o que aprendemos! Foi fantástico, que pena que passou rápido! O tempo estava maravilhoso!
Como disse: "Não peço a Deus para que vocês sejam pessoas criativas, eu peço a Deus que eles te coloquem em situações embaraçosas haha para que vocês possa exercer a criatividade de vocês, afinal, somos todos criativos"
Resumindo...
1 – Dependa do Senhor e não só de métodos criativos. Os métodos humanos são incapazes de atingir alvos eternos. Mais importante que “ideias criativas” é a nossa dependência do Senhor, é ter a Bíblia como fonte de autoridade e ter o caráter moldado por Deus para ser exemplo.
2 – Use métodos apropriados ao conteúdo da lição.
3 – Prepare bem a aula. O professor sábio prepara sua aula com antecedência.
4 – Desenvolva as ideias com entusiasmo.
5 – Adapte as ideias conforme a sua realidade de ensino. Fique atento ao contexto e também para a idade dos alunos.
6 – Tenha coragem para experimentar ideias novas. Não use sempre os mesmos métodos. Criatividade exige inovação. Não desista mesmo que uma ideia ou outra não funcione.
7 – Seja sensível às necessidades da classe. Nossa criatividade precisa ser disciplinada e controlada.
8 – Avalie bem a aula e os métodos depois da lição. Anote as ideias que funcionaram, modifique as que poderiam ter funcionado melhor. Tire o que não foi apropriado.
9 – Varie as ideias de aula em aula. Faça um registro de ideias. O professor criativo varia seus métodos conforme a aula.
10 – Faça um plano de aula. A lição deve progredir de forma clara, adequada e criativa para seus objetivos.
Se você quiser saber como levar esse workshop para sua cidade, escola, igreja, empresa... entre em contato com o Estúdio.
Para ver outras atuações do Tio Hugo, clica e veja.
Participe da nossa página no facebook.
Acompanhe pelo instragram.
Acompanhe pelo instragram.