Releitura "A morte e a morte de Quincas Berro D'Água"

A obra “A morte e a morte de Quincas Berro d’Água”, de Jorge Amado, serviu de inspiração para o professor José Do Carmo, da escola Freitas Azevedo, do bairro Morada Nova, Uberlândia-MG 
Depois de participar, juntamente com o meu projeto "Desenha que Melhora" de uma capacitação de professores que aconteceu no CEMEPE, clica aqui e veja.
Ele me convidou para que realizasse uma oficina de desenho com seus alunos do 9° ano, a ideia é fazer uma releitura dos personagens do conto “A morte e a morte de Quincas Berro d’Água”. 


Como funcionou a dinâmica da aula: Cada grupo ficou de fazer a leitura de um capitulo e ilustra-lo... fiquei impressionado com o interesse dos alunos, que aula aproveitosa, explorar o talento de cada um deles no desenho e reforça o que foi lido no capítulo!!!
A atividade aconteceu em 3 encontros de 1 hora, dias 24 de novembro e 01 e 02 de dezembro de 2016. 


Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Não só desenhar os personagens, mas se preocupar com a expressão dos personagens, o cenário a vestimentas e outros detalhes, como o enquadramento, os detalhes... 
A releitura da obra mesmo sendo em grupo, cada grupo tem em sua visão particular, mesmo que o personagem seja em comum para os outros capítulos... tendo uma nova visão a respeito da obra original, neste tipo de produção, pode-se criar em novas técnicas e novos olhares a respeito da obra e o resultado foi fantástico.


Como sempre digo, o processo de criação é a parte mais valiosa, lógico que a ilustração pronta é importante, mas é durante o inicio e o término da criação que estão suas inquietações, dúvidas e certezas, vontade de mudar tudo, aquele bate-papo em grupo para saber o que e como desenhar. Ver uma história ilustração pronta, colorida é legal, mas acompanhar o processo é muito mais gratificante, a forma de cada grupo pensa e executa, ver as ideias e a imaginação fluindo... talvez a palavra mais próxima que defina o que vem a ser processo criativo é possibilidades e no meio dessa maré de informações na cabeça, tem a questão do tempo que muito as vezes desfavorece no ato da criação.


Nessa jornada em que o projeto “Desenha que melhora” esteve presente, descobri que há, três tipos de público: Aqueles que gostam de desenhar, ou seja, aqueles que sempre trazem de casa desenhos que já fizeram em algum momento da vida, que querem compartilhar os desenhos que fazem no caderno e que de alguma forma já estão familiarizado com esse universo. Para eles, o projeto dá um incentivo para que continuem a desenvolver o seu talento, ensinando novas técnicas e ajudando-os a se aperfeiçoarem. 
O outro público é os que não gostam de desenhar, aqueles que estão participando desinteressadamente, seja porque alguém lhe impôs, seja por obrigação ou por mera curiosidade.  O terceiro publico, são aqueles que no meio do processo se auto descobrem e reencontram o prazer de desenhar que estava adormecido, o que enche de alegria, pois o projeto tem essa funcionalidade, abrir novas portas e janelas, reacendendo os desejos e a motivação, do entusiasmos, da auto confiança, levando auto estima e desenvolvendo o potencial desses adolescentes. É isso que me faz ter orgulho desse projeto, pois trata-se muito mais que ensinar traços e desenhos, é poder fazer parte de um movimento de transformação.


Quero deixar os agradecimentos ao professor pelo convite e especialmente aos alunos que se empenharam e participaram com sucesso da oficina de desenho, foi fantástico, foi incrível! 

Antes de despedir, para aqueles que ainda não me conhece, te convido a visita o site do estúdio Hugo Criativo, sou Hugo Oliveira, além de ilustrador, sou arte-educador e tenho o projeto “Desenha que melhora” que consiste num curso básico de história em quadrinhos (HQs) ministrado em formato de oficinas, em escolas, associações e instituições, que tem se tornado um belo trabalho devido as parecerias que geralmente são voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes. Para saber mais o que é o projeto "Desenha que Melhora" clica aqui e saiba mais de como levar esse projeto para sua escola ou cidade.

Participe da nossa página no facebook.
Acompanhe pelo instragram. 

      

Acompanhe também pelo Instagram

Comentar