Aconteceu no dia 04 de outubro, no colégio Objetivo com alunos do 5° ano uma mini aula, em 50 minutos, dicas de como produzir uma histórias em quadrinhos, foi uma aula bem aproveitada os alunos estavam eufóricos, foi bacana!
Comecei o bate papo com um momento de curiosidade. Por que os quadrinhos se chamam gibi?
O nome vem de uma gíria do sul do Brasil – era como meninos negros e espertos eram chamados. O termo ganhou popularidade no fim da década de 30, quando virou o título de uma revista de história em quadrinhos, foi um sucesso tão grande que gibi passou a designar qualquer publicação em quadrinhos.
Histórias em quadrinhos podem ser criadas por uma só pessoa ou por uma equipe de colaboradores. O mais comum, principalmente nas grandes editoras, é que exista um profissional especializado em cada uma das etapas da criação e produção, sendo elas basicamente: Roteiro, desenho, arte-final, acabamento, letras, cores, edição, revisão, impressão e distribuição. A ordem desses processos varia de acordo com a editora ou o estúdio. Dependendo do caso, algumas dessas atividades podem não ocorrer.
História em quadrinhos é um tema muito presente na vida estudantil, seja em um livro de didático ou até mesmo em uma prova de vestibular, sua aplicação como suporte às aulas pode ser considerado uma inovação nos métodos pedagógicos, afinal história em quadrinhos é hoje um dos gêneros textuais mais acessíveis da literatura, história em quadrinhos pode ter um papel considerável no processo educativo, mas é preciso que professores e alunos saibam como colocar em prática essa atividades que torna a aula mais dinâmica, interativa e muito mais interessante.
Depois de toda parte teórica do conhecimento é hora de colocar em prática e a proposta da aula foi criar uma tirinha. A criatividade e a imaginação estava solta na sala juntamente com a euforia.
Quero deixar o agradecimento a professora Bernadete pelo convite, ao colégio Objetivo pelo convite e a toda garotada que participou da aula com muita animação. Então é isso, como já diz o nome do meu projeto "Desenha que Melhora". Até a próxima!
Antes de despedir, para aqueles que ainda não me conhece, te convido a visita o site do estúdio Hugo Criativo, sou Hugo Oliveira, um entusiasta pelo assunto criatividade, além de ilustrador, sou arte-educador e tenho o projeto “Desenha que melhora” que consiste num curso básico de história em quadrinhos (HQs) ministrado em formato de oficinas, em escolas, associações e instituições, que tem se tornado um belo trabalho devido as parecerias que geralmente são voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes. Para saber mais o que é o projeto "Desenha que Melhora" clica aqui e saiba mais de como levar esse projeto para sua escola ou cidade.
Participe da nossa página no facebook.
Acompanhe pelo instragram.