Olá pessoal, antes de falar da proposta da capacitação para professores dentro dessa temática que é as histórias em quadrinhos, gostaria de me apresentar.
Sou Hugo Oliveira, natural de Uberlândia, um entusiasta da criatividade, graduado em publicidade, propaganda e Marketing (ESAMC) sou ilustrador e arte educador professor de história em quadrinhos e desenho, autor do projeto “Desenha que Melhora” projeto que já atendeu diversas ONGs, escolas e instituições de Uberlândia e outras cidades pelo Brasil.
Fazer desenho ou histórias em quadrinhos tem diversos benefícios, convido vocês assistirem a essa matéria que fala um pouco do projeto "Desenha que Melhora"
A proposta da capacitação é compartilhar com todos, experiências que já vivenciei, ideias criativas para se trabalhar com desenho e histórias em quadrinhos e mostrar a que as histórias em quadrinhos são excelentes ferramentas como
recurso na aprendizagem, cabendo a
criatividade de cada professor para tratar de assuntos complexos de uma forma lúdica e descontraída.
O projeto "Desenha que melhora" já tem uma longa trajetória e compartilharei com vocês alguns dos trabalhos que já foram realizados utilizando desse universo das histórias em quadrinhos.
Já pensou trabalhar a conscientização de um tema importante em forma de histórias em quadrinhos como por exemplo o "combate ao fumo" clica na foto e veja.
Para a utilização de quadrinhos dentro das salas de aula, é muito importante que o professor tenha suficiente familiaridade com o meio, conhecendo os principais elementos da sua linguagem e os recursos, a leitura de histórias em quadrinhos é um processo considerado complexo. É preciso decodificar textos, imagens, balões e onomatopeias. Além disso, induz à habilidade de concluir coisas que não estão escritas. E tudo isso são assuntos abordados na capacitação.
Higiene bucal, foi o tema das histórias em quadrinhos do Projeto Cárie Zero partiu de um desejo de melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes que são atendidos na ONG Cristina Cavanis, junto as crianças fizeram histórias em quadrinhos para reforçar o conteúdo que eles aprenderam, Clica na foto e veja a repercução que esse projeto gerou na mídia e claro veja o gibi na versão online.
Compartilho com vocês uma aula de desenho muito criativa, que realizei em parceria com o SESC para falarmos sobre pirâmide alimentar. Clica na foto e veja.
As histórias em
quadrinhos fazem parte de materiais pedagógicos usados em escolas, visando
despertar a criatividade, provocar a sensibilidade, a sociabilidade, o senso
crítico e a imaginação criadora, pois possui uma linguagem simples.
O compromisso dos
professores com o aprendizado dos alunos é essencial e entre as diversas
possibilidades de materiais disponíveis, está à utilização das histórias em
quadrinhos.
Para isso existe o curso “Universo das
histórias em quadrinhos” criado pelo Estúdio Hugo Criativo, juntamente com o
projeto “Desenha que Melhora”. Onde juntos de forma teórica e pratica e com
muita ludicidade, falaremos alguns tópicos como:
- Elementos para criação de uma história em quadrinhos.
- Etapas de uma história em quadrinhos.
- “Erros” comuns feitos ao criar as suas próprias HQs
- Erros que professor(a) pode evitar.
- Dicas de leituras.
Entre outros.
Traduzir ideias e pensamentos em papel nem sempre é fácil, mas assim como toda habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada através de exercícios. Exercitar a imaginação, desenvolver melhores percepções, através do conhecimento e ter a capacidade de transmitir essas ideias, conduz a coisas surpreendentes. Essa é a proposta da capacitação.
(Clica na foto)
E então vamos agendar uma capacitação de professores para falarmos dessa temática?
Antes de despedir, para aqueles que ainda não me conhece, te convido a visita o site do estúdio Hugo Criativo, sou Hugo Oliveira, um entusiasta pelo assunto criatividade, além de ilustrador, sou arte-educador e tenho o projeto “Desenha que melhora” que consiste num curso básico de história em quadrinhos (HQs) ministrado em formato de oficinas, em escolas, associações e instituições, que tem se tornado um belo trabalho devido as parecerias que geralmente são voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes. Para saber mais o que é o projeto "Desenha que Melhora" clica aqui e saiba mais de como levar esse projeto para sua escola ou cidade.
Participe da nossa página no facebook.
Acompanhe pelo instragram.