Especialistas em educação têm defendido o uso de jogos tradicionais e games online para exercitar o cérebro e a criatividade; aqui vai uma lista para você treinar em casa
Pesquisadores e especialistas em educação têm defendido o uso de jogos para exercitar o cérebro, a atenção e a criatividade. Não à toa, empresas têm incentivado o uso de games para também melhorar a produtividade e o engajamento de seus colaboradores. Pensando nisso, a divisão de conteúdo da Red Bull Station separou uma lista com cinco jogos – online e analógicos – que são excelentes oportunidades para treinar o cérebro e a criatividade.
1. Streamline (Clique aqui para jogá-lo)
É um jogo bem simples, cujo objetivo é sair de um ponto X e chegar até o ponto Y. Uma linha é formada para denotar o percurso executado. A cada fase, o nível de dificuldade aumenta. E entre as tantas possibilidades, o jogador precisa encontrar a mais adequada.
2. Noa in Fruits (Clique aqui para jogá-lo)
É o nosso famoso ‘caça-palavra’, que estamos acostumados a encontrar nas bancas de jornal ou livrarias, além das que aparecem nos jornais. Neste, elaborado pelo renomado laboratório de MIT, a pessoa precisa utilizar ainda mais o cérebro para encontrar as palavras.
3. Brig Plans (Clique aqui para jogá-lo)
Empolgante e ao mesmo tempo desafiador. É o típico jogo que fará você ficar bastante tempo em frente ao computador, smartphone ou tablet. Consiste em alocar a quantidade de personagens disponíveis nos espaços delimitados, seguindo a regra de cada etapa.
4. Cubo Mágico
Um dos brinquedos mais vendidos do mundo, o cubo mágico desafia cada praticante por conta da sua complexidade e variedade de opções. O objetivo mais comum é o de montá-lo de forma que todas as faces tenham apenas peças de mesma cor. Alguns jogadores levam segundos para realizar e até o fazem com uma mão só ou com os pés. A brincadeira cresceu tanto que, atualmente, existem torneios mundiais.
5. Jogos de tabuleiro
Como xadrez e dama, há centenas de jogos de tabuleiro no Brasil, e alguns deles são espetaculares para o desenvolvimento de criatividade, principalmente no momento de traçar uma estratégia para superar os seus amigos. Além disso, como são de origem analógica, reunir as pessoas que você gosta pode te garantir mais ideias e sociabilidade.
Fonte: IDG Now!.
Antes de despedir, para aqueles que ainda não me conhece, te convido a visita o site do estúdio Hugo Criativo, sou Hugo Oliveira, um entusiasta pelo assunto criatividade, além de ilustrador, sou arte-educador e tenho o projeto “Desenha que melhora” que consiste num curso básico de história em quadrinhos (HQs) ministrado em formato de oficinas, em escolas, associações e instituições, que tem se tornado um belo trabalho devido as parecerias que geralmente são voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes. Para saber mais o que é o projeto "Desenha que Melhora" clica aqui e saiba mais de como levar esse projeto para sua escola ou cidade.
Participe da nossa página no facebook.
Acompanhe pelo instragram.