FLiQ 2012



Todos sabem o quando eu gosto de que faço, então não poderia de participar da FLiQ


 Aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro de 2012, na Praça Cívica do Campus/UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) na cidade de Natal. A FLiQ, como carinhosamente a feira foi apelidada, tem em sua raiz o estímulo à leitura e à produção literária. A programação foi extensa e variada, repleta de oficinas; mesas diárias de debate e bate papos com autores; desenhistas e ilustradores; leituras de obras; lançamento de livros e quadrinhos, e ainda espaço para venda de materiais nos sebos, livreiros e nas editoras. A FLiQ ainda teve espaço para os cosplayers (pessoas que se vestem e agem como personagens de HQ) com direito a um concurso com premiações. Com um ambiente reservado para autores locais e nacionais que estejam lançando livros, quadrinhos e cordéis, o Espaço do Autor promoveu o encontro dos escritores com os seus leitores, permitindo a troca de conversas e autógrafos. 

Homenagem ao lendário Moacy Cirne essa pessoa do meu lado: desbravador da pesquisa sobre história em quadrinhos, com Moacy Cirne, Henrique Magalhães, Sidney Gusman e José Veríssimo.

Hugo Criativo e Sidney Gusman, jornalista especializado em quadrinhos, escreve sobre o tema desde 1990 em jornais, revistas e sites. Em 2006, lançou o livro Maurício – Quadrinho a Quadrinho, pela Editora Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis. Atualmente, Sidney Gusman é responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções, onde deu vida a projetos como MSP 50, MSP + 50 e MSP Novos 50, entre outros. Além disso, é editor-chefe do Universo HQ (http://www.universohq.com), o principal site sobre quadrinhos do País.  Gostei de conhecer essa pessoa tão gente boa, na minha mão um cartum dele  que eu fiz durante o bate papo.


Milena Azevedo, foi um prazer conhecer essa pessoa, é uma apaixonada pelo assunto, você vê isso nos olhos dela, historiadora, formada pela UFRN, com mestrado também em História, Pesquisadora autônoma; poeta (com dois livros publicados); contista; roteirista e letrista de histórias em quadrinhos; diagramadora; colaboradora do site Universo HQ; editora da revista eletrônica sobre cultura pop Portal GHQ: www.ghq.com.br. Responsável pelo setor de quadrinhos da FLiQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal



Ivan Cabral, chargista do Novo Jornal. Ilustrador, quadrinista e designer; membro do Grupehq. Mestre em Educação (UFRN); Co-autor do livro Já Era Collor e autor do livro Humor Diário. Premiado nos salões de humor da UNACON/DF, Volta Redonda/RJ, Natal além de menções honrosas em diversos salões. Também produz charges animadas para a TVU/UFRN e mantém o blog Sorriso Pensante (www.ivancabral.com)



Brum, esse eu tive o prazer de conversar com ele, gente boa demais, formado em publicidade assim como eu, largou as agências para viver de ilustração, tendo atendido clientes (agências e editoras) de todo o Brasil, nesses 15 anos de mercado. Há 6 anos no RN, atualmente é chargista e ilustrador da Tribuna do Norte, jornal local da cidade..


Não pude deixar de prestigiar também, Maurício Ricardo, cartunista e chargista. Pra mim foi um privilegio sair de Uberlandia para encontrar Mauricio Ricardo, que também é de Uberlândia, um dos pioneiros do humor na internet e Criador do site Charges.com.br e de animações exibidas em diversos programas de TV.
Um bate papo com o tema "O desafio da charge" com Brum, Maurício Ricardo (Charges.com),  e Ivan Cabral, eu que estava lá no dia poderia dizer que foi um bate papo até que um pouco "polêmico". Maurício Ricardo x Ivan Cabral. rs.

Antes de despedir, para aqueles que ainda não me conhece, te convido a visita o site do estúdio Hugo Criativo, sou Hugo Oliveira, além de ilustrador, sou arte-educador, tenho um projeto pessoal que se chama “Desenha que melhora” que consiste em um curso básico de história em quadrinhos (HQs) ministrado em formato de oficinas, realizo esse trabalho há alguns anos, visitando escolas, associações e instituições, um belo trabalho que é resultado de parcerias, geralmente voltado para crianças e adolescentes. Veja o diferencial desse projeto... clica aqui. Por gentileza, confiram também o link intitulado: Projeto "Desenha que melhora" na mídia!,pois poderão ver a repercussão do mesmo na mídia, bem como perceber o diferencial do meu trabalho.  Clica e veja. Gostaria que dessa uma olhada na retrospectiva de 2013, algumas das escolas que foram atendidas pelo projeto...  clica aqui. O que achou do projeto? 

E para obter mais informações sobre como poder levar esse projeto para sua escola ou cidade entre em contato.


Participe da nossa página no facebook.




Acompanhe também pelo Instagram

Comentar