Dia nacional dos quadrinhos 2015

Para entender mais sobre a data:  No dia 30 de janeiro de 1869, o cartunista Angelo Agostini publicou a primeira história em quadrinho brasileira: “As aventuras de Nhô-Quim” ou “Impressões de uma Viagem à Corte”. Mas foi só a partir de 1984 que a data passou a celebrar o dia do quadrinho nacional.

Então hoje é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional é aquele dia celebrarmos a produção brasileira de HQs, que cresceu muito nos últimos anos e por todo o país, vários eventos ocorrem celebrando a nona arte.O que vou dizer aqui é pra lá de especial, não somente por ser um leitor de quadrinhos até hoje, mas sim por ser professor de história em quadrinhos para crianças e adolescente além de poder ter na estande de estúdio Hugo Criativo, alguns desses quadrinhos dessa turma de renome brasileiro Laerte, Ziraldo, Mauricio de Souza melhor ainda, e quadrinhos de alguns amigos, próximo a mim, como o Sirley, Felipe Saldanha Fernanda de Oliveira, Fernando Duarte, alguns ainda na ativa outros não. Mas eu tenho alguns dos trabalhos dessa turma talentosa. 





No dia dos quadrinho nacional, é dia de relembrar bons momentos, como o dia em que conheci pessoas de talento, como a escritora Paula Fernandes, que lançou seu tradicional livro em forma de quadrinhos. Clica e veja.
Conheci também um cartunista que sou muito fã do seu trabalho pela simplicidade de seus traços e o bom humor nos desenhos. o nome dele é Nani. 

Agora a imagem abaixo mostra um dos dias mais empolgantes na vida de uma criança (no caso essa criança de camisa listrada na foto hehe) o dia em que conheceu um dos cartunistas que ele mais admira, que é fã de seu trabalho a muito tempo anos. Foi um momento incrível, descolar da minha cidade a outra, para participar de um bate papo de Mauricio de Souza, o pai da turma da Mônica.



Mas de tudo isso que falei e mencionei, nada me enche mais de  orgulho de fazer o que faço do que ver o trabalho dos meus alunos, desenvolvidos nas aulas do projeto "Desenha que melhora" amo o que faço e faço o que amo quem me conhece sabe o que digo.  E para quem ainda não conhece o meu projeto, veja aqui o diferencial dele, bem como as retrospectiva de 2013 e 2014, clica e veja.  
As imagens a baixo é uma das cenas de um dos gibis que meus alunos produziram... Clica aqui e veja mais detalhes desse trabalho. 





Um outro gibi que não deixar de mencionar aqui, que também foi desenvolvido pelos anos que participaram do projeto "Desenha que melhora" é o que foi feito em cima do tema "prevenção as drogas" clica aqui e veja. Então é isso! 



Claro que poderia mencionar aqui outras aulas que foram realizadas, como dentro do tema "Combate ao fumo" clica aqui e veja tem muitas histórias em quadrinhos para se mostrar ao londo da trajetória do projeto "Desenha que melhora" e para acompanhar toda essa trajetória clica aqui e veja.  Que venha 2015. 


Antes de despedir, para aqueles que ainda não me conhece, te convido a visita o site do estúdio Hugo Criativo, sou Hugo Oliveira, além de ilustrador, sou arte-educador, tenho um projeto pessoal que se chama “Desenha que melhora” que consiste em um curso básico de história em quadrinhos (HQs) ministrado em formato de oficinas, realizo esse trabalho há alguns anos, visitando escolas, associações e instituições, um belo trabalho que é resultado de parcerias, geralmente voltado para crianças e adolescentes. Veja o diferencial desse projeto... clica aqui. Gostaria que dessa uma olhada na retrospectiva de 2014, algumas das escolas que foram atendidas pelo projeto...    clica aqui. O que achou do projeto? Saiba mais de como levar esse projeto para sua escola ou cidade. 

Participe da nossa página no facebook.














Acompanhe também pelo Instagram

Comentar