Ideias para estimular a criatividade de uma criança.

Escrever, criar, fabricar, pensar, imaginar, bem como desenhar, brincar... São processos que despertam a criatividade das crianças e as ajudam a desenvolver sua capacidade de crescer e potencializar sua capacidade analítica e de resolver problemas. A criatividade deve ser estimulada desde as primeiras etapas e com isso estaremos favorecendo o aprendizado das crianças.


Existem crianças extremamente criativas, que nem precisam ser estimuladas porque constantemente pensam e idealizam diferentes formas de brincar ou fazer suas tarefas. Outras nem tanto, mas para todas existem dicas que os pais podem seguir para potencializá-la e alimentá-la.


Leia abaixo, ideias para estimular a criatividade de uma criança. 

Não paralisar a criança:
Muitas vezes freamos a criatividade da criança para evitar desastres como deixar a mesa suja, que se manchem com tintas ou sujem o chão o chão. É conveniente criar um cantinho onde possam se sujar sem problemas seja colocando um tapete de plástico no chão ou mesmo jornais velhos.

Aproxime a arte da criança:
Não somente é conveniente levar a criança a museus, mas também podemos ensiná-las os quadros que outros artistas pintaram através dos livros ou inclusive a Internet. Além disso, cada vez que a criança realize um desenho podemos aprofundar nele e perguntar por que utilizaram certas cores ou porque desenhou aquilo daquela ou desta forma.

Convide a criança para que pense por si mesma:
Não diga como ela deve fazer ou que cores deverá utilizar. Deixe que prove cores ou formas e ajude-a com conselhos e orientações, mas não a obrigando a seguir normas.
Nas minhas aulas de desenhos, sempre digo a elas, duas perguntas que vocês me fazem que a resposta é NÂO! "Hugo desenha pra mim?", "Hugo, me ajuda a pensar, me dá uma ideia?" A resposta é Não! 

Não corrija a criança:
É possível que desenhe  mãos com três dedos e cabeças enormes, mas essa é a sua maneira de fazê-lo e está em processo de aprendizado e está aperfeiçoando seus desenhos. Se a corrigirmos constantemente poderá se frustrar ao sentir que está fazendo algo ruim.

Deixe que pense à vontade: 
Anime-a a expressar idéias ‘loucas’ ou coisas sem sentido, mesmo que seja desenhando.  Isso faz que desenvolva sua genialidade.

Incentive os seus gostos: 
Utilizar seus interesses para desenvolver atividades em torno delas. Se a criança gosta de carros,  deixe que ela desenhe carros. (Tenho alunos assim) 

Fale e pergunte à criança:
Você pode fazer perguntas sobre como ela acredita que os aviões conseguem voar ou como seria viver na era dos dinossauros. Isso vai potencializar sua fantasia e criatividade. aproveitando essa dica: Quando uma criança te mostrar um desenho e dizer: "Olhe para o que eu fiz!", Responda a ela dizendo: "Conte-me sobre seu desenho" ou pergunte: "O que você gosta no seu desenho?" Essas respostas abertas deixa a criança avaliar sua própria criatividade.



Antes de despedir, para aqueles que ainda não me conhece, te convido a visita o site do estúdio Hugo Criativo, sou Hugo Oliveira, além de ilustrador, sou arte-educador e tenho o projeto “Desenha que melhora” que consiste num curso básico de história em quadrinhos (HQs) ministrado em formato de oficinas, em escolas, associações e instituições, que tem se tornado um belo trabalho devido as parecerias que geralmente são voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes. Para saber mais o que é o projeto "Desenha que Melhora" clica aqui e saiba mais de como levar esse projeto para sua escola ou cidade.


Participe da nossa página no facebook.
Acompanhe pelo instragram. 

Acompanhe também pelo Instagram

Comentar